sexta-feira, 6 de abril de 2018

Bebê engasgou? O que fazer?


maternidadeemcena.wordpress.com



Primeiramente: avalie rápido a situação!

Se o bebê estiver apresentando ânsia de vômito ou tossindo, é bom sinal: as vias aéreas não estão totalmente obstruídas e pode ser o ‘’gag reflex’’ (mecanismo de defesa no qual o bebê devolve alimentos maiores que a garganta) sem necessidade de intervenção: o bebê resolve sozinho!

Se o bebê não consegue chorar, tossir, emitir sons e começar a ficar vermelho, azulado ou arroxeado, as vias aéreas podem estar obstruídas, caracterizando engasgo e exigindo intervenção imediata!
Neste caso, peça socorro: LIGUE 193, acione o corpo de bombeiros e inicie os primeiros socorros através da Manobra de Heimlich:


1⃣ Vire a criança de costas para você, incline a cabeça dela um pouco para baixo, apoiando na sua coxa;
2⃣ Bata entre as escápulas utilizando a parte hipoternar da sua mão. Realize este ato por até 5 vezes para desobstruir as vias aéreas;
3⃣ Caso a criança permaneça engasgada, vire a de frente para você e realize até 5 compressões torácicas com dois dedos. Continue esse ciclo até que o objeto desobstrua as vias respiratórias. 

NÃO coloque o dedo na boca da criança (a não ser que esteja visualizando o objeto). O medo de engasgos com alimentos é muito comum, porém a principal causa são os objetos: 

ATENÇÃO para peças pequenas que se desprendem dos brinquedos, baterias, tampa de caneta, moedas, alimentos pequenos e duros como balas, amendoim, caroços entre outros, inclusive líquidos.
IMPORTANTE: Se o bebê apresentar sintomas de engasgos, porém não estiver ingerido nada, leve-o imediatamente ao hospital. Ele pode estar com alguma reação alérgica tardia, infecção ou picada de inseto. FIQUEM SEMPRE ATENTOS AOS SINAIS E SINTOMAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário